quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Sendo um Nazireu Consagrado a Deus

Sendo um Nazireu Consagrado a Deus


Por Colunistas




TEXTO: Nm. 6.1-8

INTRODUÇÃO: A palavra nazireu significa consagrado. Consagração é estar a disposição de Deus, o consagrado é alguém que vive separado, pode-se pensar que separado é estar num quarto e ficar ali, mas de acordo com a Bíblia é não estar misturado, existe uma grande diferença entre estar num quarto sem se comunicar com ninguém, a estar no meio de pessoas e não se misturar à elas, a suas práticas, comportamento e pensamentos, mas manter-se puro para Deus, puro de pensamentos, sentimentos, nas intenções e no propósito de Deus. A pessoa consagrada é aquela que resolveu separar-se e dedicar-se ao Senhor não cabendo-lhe mistura alguma. O consagrado decide “hoje” o que irá viver na eternidade, não visando somente o que vê, mas o seu “hoje” está completamente inserido na eternidade onde Cristo está. Em meio ao povo de Deus existe uma classe especial, têm aqueles que crêem no Senhor Jesus, outros que buscam, outros que intitulam-se filhos de Deus ou que nasceram da água e do Espírito e fazem parte do povo de Deus. Esse povo já é um povo separado do mundo agora entre esse povo de Deus existe uma classe especial, a Bbíblia não chama de apóstolos, não chama de profetas, nem de evangelistas, nem de pastores, nem de mestres, mas chama-os de Nazireus:
CARACTERÍSTICAS DO NAZIREU (Nm.6.3-8):
1 - Não podia tomar vinho: Na Palavra de Deus, o vinho simboliza a alegria e o prazer. Jesus realizou o primeiro milagre transformando água em vinho, para mostrar que o propósito principal de sua obra seria o de transformar a vida natural do homem - tal como a água: inodora e insípida - numa vida plena e abundante, o apóstolo Paulo compara o enchimento do Espírito Santo com a embriaguez com vinho (Ef 5.18). Esta é a razão por que um nazireu não bebia vinho: para mostrar que o seu maior prazer e deleite era a pessoa do Senhor. Um nazireu renunciava todo o prazer e deleite carnais, a fim de consagrar-se inteiramente ao Senhor. Do mesmo modo, a nossa consagração perde o sentido se não estiver baseada no amor e no prazer de andar em sua presença. Sem essa motivação torna-se simplesmente um ato religioso ou legalista.

2 – Não podia cortar o cabelo: O cabelo do nazireu era um sinal notório de sua chamada. O apóstolo Paulo, discorrendo sobre o uso do cabelo comprido, esclareceu: “para o homem, é vergonhoso ter o cabelo comprido; mas, para a mulher, é um sinal de submissão” (Co 11.10,14). Esses dois aspectos também são aplicados a nós, de um lado, a consagração ao Senhor, para muitos, é motivo de vergonha e zombaria; de outro lado consagração expressa a nossa submissão e o reconhecimento do senhorio de Jesus Cristo sobre nós. O cabelo comprido do nazireu era o sinal mais evidente de sua consagração, porque expressava sua submissão e obediência A nossa consagração ao Senhor sempre envolverá a disposição para sofrermos afrontas e zombaria e nos submetermos completamente a Deus.

3 – Não podia tocar em cadáver algum: Ser consagrado ao Senhor é mais que rejeitar o pecado, ou a carne. Ser consagrado ao Senhor é rejeitar tudo o que estiver impregnado pela morte. No mundo espiritual, temos três inimigos e cada um deles opõe-se a uma pessoa da Divindade. O diabo se opõe a Cristo (Mt. 4:1-10), a carne faz guerra contra o Espírito (Gl 5:17) e o mundo se opõe ao Pai (I Jo 2.15-17). O mundo e tudo o que nele há, é morte diante de Deus.
NAZIREUS PESSOAS ESPECIAIS PARA UMA MISSÃO ESPECIAL:
- Samuel (I Sm 1.10-11): Na época de Samuel a Bíblia diz que a palavra do Senhor era rara, porque o povo daquela época, que era um povo de Deus, era misturado com o mundo, os sacerdotes eram misturados com o mundo. Deus precisava de um Nazireu, mas não havia uma única vida na Terra naquela época que podia fazer aquilo que Deus queria, porque não eram consagrados a Deus. Deus permitiu tudo na vida de Ana, para então surgir um Nazireu, Samuel; com ele veio o avivamento, com ele a palavra não era mais rara, pelo contrário agora Deus falava todo dia e toda hora, porque tinha um Nazireu para ouvir e um Nazireu para falar, homens especiais para momentos especiais.

- José: Deus resolveu levantar um que era José, Deus separou ele no tocante aos seus irmãos, a Bíblia chama José de Nazir um homem que foi consagrado a Deus, e porque ele foi consagrado a Deus ele recebeu uma missão especial de salvar o mundo da época, se José não tivesse no Egito todos teriam morrido, Deus precisava de alguém que pudesse entender, que pudesse sondar o Seu coração para trazer uma palavra que pudesse mudar o mundo, na época esse alguém foi José, ele foi o Nazir, uma missão especial precisava de um homem especial. Depois de José nós vemos Moisés, Deus levantou Moisés, Deus levantou Josué para dias especiais, depois Deus levantou Davi, todo o povo de Deus estava ali diante de Golias, um homem imenso, precisava de um homem consagrado a Deus para mata-lo, precisava de um Nazir, lá estava um rei que Deus havia levantado, Davi. De tempos em tempos o Senhor levanta Nazireus.

- Sansão, o Nazireu que Mais Abusou da Graça de Deus (Jz.13.1-5/ 14.5,8 e 9/ 16.4,16 e 21):

Sansão gostava de passear entre as vinhas. Mesmo sabendo, como nazireu, não lhe era permitido comer uvas, ele sempre dava um jeito de passar perto dos parreirais. Nós também apesar de não podermos passar pelo parreiral do mundo gostamos do cheiro delas. Ser consagrado ao Senhor é mais que rejeitar o pecado, ou a carne. Ser consagrado ao Senhor é rejeitar tudo o que estiver impregnado pela morte.
a) Deixar o cabelo crescer novamente: O cabelo significa submissão ao Senhor, isso implica abandonar o pecado e restaurar a nossa consagração a Deus.

b) Clamar ao Senhor: No cárcere, Sansão clamou ao Senhor, E quando o fez, reconheceu que Deus era Senhor, e que a força de que precisava só poderia vir Dele (Jz 16.28).

c) Exterminar os inimigos que nos aprisionavam: Após ter exclamado ao Senhor, Sansão abraçou-se com as duas colunas que sustentavam a casa e fez força sobre elas. E a casa caiu, sobre ele e sobre os filisteus, matando-os. E foram mais os filisteus que Sansão matou, ao morrer, do que os que matou em vida (Jz 16.29-30).
Finalmente, a Palavra de Deus diz que Sansão foi enterrado entre Zorá e Estaol (v. 31). O lugar onde Deus começou a operar na vida de Sansão foi justamente entre Zorá e Estaol (Jz 13.25). O lugar aonde a vida de Sansão chegou ao fim, foi justamente o mesmo do início. Isto quer dizer que, simbolicamente, ele foi restituído à sua posição original.

Por Pr Silvio Galli

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