Tempos melhores estão por vir
Por Pr Silvio Galli
TEXTO: I Co 2.9/ II Tm 3:1-4
Na semana anterior falamos sobre as 7 Leis da Crise, porém, quando crises ocorrem em nossa vida nossa tendência é ficarmos tristes, irados e desejar vingança. É comum surgirem nestes momentos perguntas como: Por que Deus permitiu essa crise? Como pode surgir algo bom nesse momento tão ruim? Como acreditar que Deus está agindo no meio de tanto sofrimento? Nesta mensagem veremos que tempos melhores virão, para pessoas que possuem algumas características:
TEMPOS MELHORES ESTÃO POR VIR:
1 - PARA AQUELES QUE AMAM A DEUS (Rm.8.28): Uma das expressões bíblicas mais repetidas fora do contexto é a famosa frase "todas as coisas cooperam para o bem". Mas ao observarmos várias traduções da Bíblia, podemos definir que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que são Seus cooperadores, Ele coopera juntamente com aqueles que o amam e não dos que simplesmente andam segundo seu próprio querer. Mas daqueles que preservam um relacionamento com Ele.
2 – PARA AQUELES QUE DEDICAM O SEU MELHOR A DEUS (Ml. 1.6-8): Deus diz ao povo de Israel que tem uma ofensa contra eles. Eles buscam freneticamente saber o que fizeram de errado; finalmente, eles pedem esclarecimentos: "Bem, o que nós fizemos?". Malaquias então disse ao povo: "Eis o que Deus diz: 'Não se inco¬modem de fazer uma fogueira. Não percam seu tempo. Eu não quero o cordeiro doente, coxo, cego e quase morto. Que zombaria contra mim! Ou vocês me trazem o cordeiro apropriado ou não me trazem nada!". Você pode imaginar receber uma repreensão como essa diretamente de Deus?
Por isso precisamos avaliar o que fazemos na liderança cristã - todo plano que elaboramos, toda reunião que lideramos, toda palestra que damos - precisa ser o melhor cordeiro, a melhor oferta! Não passemos a trabalhar como um paranóico ou um perfeccionista extremo, mas que vivamos do desejo pro¬fundo do coração, de honrar a Deus.
Mas o que aconteceria a todas as igrejas do planeta se todos os pastores, membros de equipes, voluntários, presbíteros ou diáconos e os que servem nos ministérios infantis dissessem: "Você não tem de se preo¬cupar comigo. Estou comprometido a dar meu melhor cordeiro, todos os dias. Irei viver em união vital com Deus e irei consistentemente oferecer minha oferta mais excelente. O padrão que estabeleci é mais elevado que qualquer outro que você poderia estabelecer para mim!".
O que aconteceria à sua liderança? O que aconteceria à sua pregação? O que aconteceria à sua música? O que aconteceria às nossas funções administrativas se todos na igreja estabelecessem seus próprios padrões de controle de qualidade, baseados na excelência de Jesus Cristo e permanecessem inabaláveis em sua determinação de honrá-lo com seu melhor sempre?
Devemos lutar pela excelência porque é a excelência que honra a Deus. É a excelência que inspiras pessoas. “E é a excelência que representa problema para o inimigo de nossa alma”.
Cabe a cada um de nós perguntar a si mesmo o seguinte: Usamos o máximo de nossa capacidade? Fizemos o melhor que podemos realizar?
3 – PARA AQUELES QUE CREEM E ESPERAM EM DEUS (Mc 5.21-42): Vemos nesse texto a fé na vida de Jairo e da mulher do fluxo de sangue, ambos precisavam de um milagre da parte do Senhor, Jairo porém creu e esperou no Senhor.
Diferenças entre Fé e Esperança: A esperança olha para o futuro. Sempre está no tempo futuro. A fé é agora. A fé diz: "Receberei a resposta agora mesmo. Já a possuo." Não é o esperar que realiza a tarefa; é o crer. Não é questão de esperar nem de querer: É a fé que realiza a tarefa. Você não receberá nada de Deus através da mera esperança. Nenhum texto da Bíblia diz que quando oramos, receberemos aquilo que esperamos.
A Palavra de Deus diz: “porém: ... tudo quanto em oração pedirdes, CREDE que recebestes, e será assim convosco” (Mc 11.24). Jesus também disse: “E tudo quanto pedirdes em oração, CRENDO, recebereis” (Mt 21.22). Não esperando, mas crendo.
Note na definição da fé: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a con¬vicção de fatos que se não vêem” (Hb 11.1), o verbo "é" está no tempo pre¬sente.
É claro que a esperança, quando é usada corretamente, é muito abençoada e útil. Temos a bendita esperança da próxima vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, da ressurreição dos mortos jus¬tos, do arrebatamento dos santos vivos; temos a esperança do céu, e a esperança de vermos nossos entes queridos e nossos amigos. Damos graças a Deus por aquela esperança. Mas tudo isso está no tempo futuro. A Esperança por dias Melhores:
“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém”. (Ef. 3:20-21)
Pr. Silvio Galli
0 comentários:
Postar um comentário