Experimentando a presença da Glória
Por Pr Silvio Galli
TEXTO: Ex. 33.14-23
Nessa passagem Moisés teria pela frente um grande desafio: conduzir o povo de Israel à terra prometida. Missão árdua, difícil e pesada para qualquer mortal. Moisés então fala com Deus: “Se a tua presença não for comigo, não me faças subir deste lugar” (v. 15). Deus disse que atenderia seu pedido e de fato a presença do Senhor foi com eles durante todos os anos da longa caminhada rumo à Canaã. A presença de Deus era vista e sentida por todos, através da nuvem que os cobria do intenso calor do sol, da coluna de fogo que os guiava á noite e do poder miraculoso da vara conduzida por Moisés e muitas outras manifestações. Com base nos relatos bíblicos podemos dizer que Deus realmente esteve com eles, todos os dias da longa caminhada. Hoje não é diferente, se desejarmos e invocarmos a presença do Senhor, é certo que Ele nos acompanhará diariamente.
1 - QUAL A DIFERENÇA ENTRE A PRESENÇA E A GLÓRIA? (Sl. 139. 8-10): A coisa mais importante em nossas vidas é a glória da presença de Deus. Aquela unção que nos alimenta, que nos purifica, nos enche de poder e quebra todo o jugo. Para o Senhor não há limites, Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo. Diz a Palavra de Deus que para Ele as trevas e a luz são a mesma coisa. Todavia, apesar do Senhor estar em todo lugar, Ele não se manifesta em todos os lugares. E quando a Sua presença se manifesta, nós dizemos que ali se manifesta a Sua glória. A "glória de Deus" é o Esplendor de Deus; o Glamour, a Beleza, a Formosura de Deus, a Luz e o Fulgor que há em Deus. A "glória de Deus" é o próprio Deus em toda a Sua Imensurável Grandeza, Majestade e Poder. A Presença de Deus reflete a Glória de Deus, porém esta glória é de tal grandeza que é impossível a nós os mortais contemplá-La em toda a Sua plenitude.
2 – QUAIS SÃO AS MANIFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS?: A glória de Deus une os céus à terra - traz Luz e Revelação ao nosso espírito acerca da Pessoa de Deus, e das coisas inerentes ao Reino de Deus. Manifesta amor, bondade, graça e misericórdia de Deus e libera unção e poder de Deus. É um bálsamo novo que nos reveste de unção e poder, nos fortalece espiritualmente e nos aproxima de Deus, o Qual nos convida para mais perto dele, e nos faz assentar sobre a Rocha. A glória de Deus é o toque da Sua presença, é sentir o fluir Dele dentro do seu espírito, é sentir o permeado de Sua doce presença santa, é o toque que quebranta a alma, é quando sentimos Seu fogo dentro de nós, é como o rio de águas vivas que flui do nosso interior, alguns ficam num silêncio reverente, outros choram, não conseguindo expressar a explosão de vida que vem do interior. Ninguém pode ficar impassível diante da presença de Deus.
3 – COMO EXPERIMENTAR A GLÓRIA DE DEUS?:
- Vivendo em obediência (Jo.14.21)
- Acreditando em suas Promessas (Ag.2.9)
- Sendo íntimo do Senhor (Sl. 25.14)
- Desenvolvendo fome e sede por Deus (Sl.42.1-2)
A intimidade da glória de Deus se manifesta para aqueles que O buscam, que têm fome Dele e o temem. Temer ao Senhor refere-se a respeitá-lo, obedecê-lo pelo desejo de honrá-lo. Intimidade não se refere a uma libertinagem indevida.
Assim como Moisés, ao demonstrar seu desejo pela glória de Deus, pode contemplá-la, que nós possamos buscá-Lo e pagar o preço necessário para obtê-la. Como vimos acima, quando a Glória do Senhor se manifesta nossa vida não pode ser mais a mesma.
Por Pr Silvio Galli
0 comentários:
Postar um comentário